quinta-feira, 20 de novembro de 2014



 
MAS AFINAL O QUE É A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO? PARA QUE VEIO?

Autor: Wagner Passos


A espiral do conhecimento através do aproveitamento dos recursos humanos e aplicação dos conhecimentos contidos nesta sociedade garantem a prosperidade das organizações.
Neste sentido a educação corporativa avança na medida em que se aplicam os talentos contidos nas pessoas e sua aplicação suas respectivas áreas de atuação.
A literatura que pode auxiliar o profissional educacional a desenvolver suas propostas deve estar acompanhada de como vencer os novos desafios surgidos com a nova condição mercadológica.
Para (DRUCKER, 1999) [...] “O primeiro impacto da nova tecnologia de aprendizado será sobre a educação universal. Através dos tempos as escolas, em sua maioria, gastaram tempos intermináveis tentando ensinar coisas que eram mais bem aprendidas do que ensinadas, isto é, coisas que são aprendidas de forma comportamental e por meio de exercícios, repetição e feedback. Pertencem a essa categoria todas as matérias ensinadas no primeiro grau, mas também muitas daquelas ensinadas em estágios posteriores do processo educacional. Elas podem ser mais bem aprendidas por meio de programas de computadores. O professor motiva, dirige, incentiva. Na verdade, ele passa a ser um líder e um recurso”.
Novos conceitos educacionais trouxeram aos ambientes corporativos maior competitividade e aproveitamento do material humano disponível em seu quadro de funcionários e através desses processos puderam levar o educando às praticas empresarias focadas no mundo corporativo.
(JUNQUEIRA, TAVARES, 2009) [...] “As novas exigências causam insegurança ao profissional que se vê obrigada a apresentar resultados positivos, sem que sua condição de trabalho e remuneração seja compensada. Por causa da precarização do trabalho docente nas escolas públicas, mais e mais pedagogos vem procurando as organizações para oferecer seus serviços. As empresas vêm adotando uma preparação interna de seus funcionários para ocupar determinadas funções de liderança e para isso os treinamentos se fundamentam em conceitos como o empirismo e o tecnicismo, a junção desses dois conceitos tanto o saber fazer como a experiência em fazer devem ser combinadas e potencializadas”.
Analisando a obra de Peter Drucker, 1999 com relação a Sociedade do Conhecimento o autor coloca que a escola é a instituição onde se aprende e o trabalho onde se trabalha o que pode se ver é que com o passar do tempo e com as necessidades impostas pelo mundo globalizado. [...] “A escola será, cada vez mais o lugar onde adultos continuam a aprender, mesmo que trabalhem em tempo integral. Eles voltarão à escola para um seminário de três dias, para um curso de fim de semana, para um programa intensivo de três semanas ou para frequentar cursos duas noites por semana, durante vários anos, até obter seu diploma”. Hoje passado alguns anos podemos incluir os cursos à distância, a internet como veiculo de aprendizagem etc.
Na busca de novas alternativas de mudança de paradigmas as corporações desenvolvem meios de se adaptar aos novos métodos de ensino educando seus alunos para busca do sucesso empresarial. Neste sentido tem em mãos a ferramenta mais importante que é o ser humano educado para alçar voos cada vez mais altos.
Como outro exemplo de Filosofia de Universidade Corporativa UCs, RICARDO (2006), coloca a Eletronorte [...] “A universidade Coorporativa Eletronorte (Ucel) é sustentada por dois grandes pilares: educação continuada e gestão de conhecimento. A educação continuada pressupõe as oportunidades de aprendizagem contínuas disponíveis não somente para os colaboradores internos, mas também para toda a cadeia de valor da Eletronorte (clientes, fornecedores, acionistas, parceiros, familiares dos colaboradores e a comunidade na qual se insere a empresa)” (RICARDO, 2006, P. 112). Ainda segundo a autora Os processos da Universidade Corporativa (Ucel) são desenvolvidos em três etapas independentes, cada uma fornecendo informações importantes para a outra: Diagnóstico e Planejamento de Atividades, Conhecimentos e Tecnologia.
Conclui-se, portanto, que as empresas brasileiras encabeçam de forma responsável e sustentável programas educacionais em seu plano de gestão que os colocam em posições igualitárias no mundo globalizado. [...] “Observa-se que a Ucel tem conseguido bons resultados na inserção estratégica da educação corporativa na empresa no planejamento de ações. Como Plano Diretor de Educação (PDE) e com o fomento de uma cultura de aprendizagem contínua” (RICARDO, 2006. P. 113)
BIBLIOGRAFIAS:

RICARDO, Eleonora Jorge, Gestão da Educação Corporativa, Edit. Pearson, 2006, SP.

JUNQUEIRA, E. S. V.; TAVARES, H. M. Pedagogia Empresarial: uma função técnica ou ideológica? Disponível em:
http://www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n1/5_Pedagogia_empresarial.pdf>. Acesso em: 05 de outubro de 2013.

DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista, Ed. Publifolha, São Paulo, 1999.





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