MAS
AFINAL O QUE É A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO? PARA QUE VEIO?
Autor: Wagner Passos
A espiral do conhecimento através do
aproveitamento dos recursos humanos e aplicação dos conhecimentos
contidos nesta sociedade garantem a prosperidade das organizações.
Neste sentido a educação corporativa avança na medida em que se
aplicam os talentos contidos nas pessoas e sua aplicação suas
respectivas áreas de atuação.
A literatura que pode auxiliar o profissional educacional a
desenvolver suas propostas deve estar acompanhada de como vencer os
novos desafios surgidos com a nova condição mercadológica.
Para (DRUCKER, 1999) [...] “O primeiro impacto da nova
tecnologia de aprendizado será sobre a educação universal. Através
dos tempos as escolas, em sua maioria, gastaram tempos intermináveis
tentando ensinar coisas que eram mais bem
aprendidas do que ensinadas, isto é, coisas que são aprendidas de
forma comportamental e por meio de exercícios, repetição e
feedback. Pertencem a essa categoria todas as matérias ensinadas no
primeiro grau, mas também muitas daquelas ensinadas em estágios
posteriores do processo educacional. Elas podem ser mais bem
aprendidas por meio de programas de computadores. O professor motiva,
dirige, incentiva. Na verdade, ele passa a ser um líder e um
recurso”.
Novos conceitos educacionais trouxeram aos ambientes corporativos
maior competitividade e aproveitamento do material humano disponível
em seu quadro de funcionários e através desses processos puderam
levar o educando às praticas empresarias focadas no mundo
corporativo.
(JUNQUEIRA,
TAVARES, 2009) [...] “As novas exigências causam insegurança ao
profissional que se vê obrigada a apresentar resultados positivos,
sem que sua condição de trabalho e remuneração seja compensada.
Por causa da precarização do trabalho docente nas escolas públicas,
mais e mais pedagogos vem procurando as organizações para oferecer
seus serviços. As empresas vêm adotando uma preparação interna de
seus funcionários para ocupar determinadas funções de liderança e
para isso os treinamentos se fundamentam em conceitos como o
empirismo e o tecnicismo, a junção desses dois conceitos tanto o
saber fazer como a experiência em fazer devem ser combinadas e
potencializadas”.
Analisando a obra de Peter Drucker, 1999 com relação a Sociedade
do Conhecimento o autor coloca que a escola é a instituição onde
se aprende e o trabalho onde se trabalha o que pode se ver é que com
o passar do tempo e com as necessidades impostas pelo mundo
globalizado. [...] “A escola será, cada vez mais o lugar onde
adultos continuam a aprender, mesmo que trabalhem em tempo integral.
Eles voltarão à escola para um seminário de três dias, para um
curso de fim de semana, para um programa intensivo de três semanas
ou para frequentar cursos duas noites por semana, durante vários
anos, até obter seu diploma”. Hoje passado alguns anos podemos
incluir os cursos à distância, a internet como veiculo de
aprendizagem etc.
Na busca de novas alternativas
de mudança de paradigmas as corporações desenvolvem meios de se
adaptar aos novos métodos de ensino educando seus alunos para busca
do sucesso empresarial. Neste sentido tem em mãos a ferramenta mais
importante que é o ser humano educado para alçar voos cada vez mais
altos.
Como outro exemplo de Filosofia de Universidade Corporativa UCs,
RICARDO (2006), coloca a Eletronorte [...] “A universidade
Coorporativa Eletronorte (Ucel) é sustentada por dois grandes
pilares: educação continuada e gestão de conhecimento. A educação
continuada pressupõe as oportunidades de aprendizagem contínuas
disponíveis não somente para os colaboradores internos, mas também
para toda a cadeia de valor da Eletronorte (clientes, fornecedores,
acionistas, parceiros, familiares dos colaboradores e a comunidade na
qual se insere a empresa)” (RICARDO, 2006, P. 112). Ainda segundo a
autora Os processos da Universidade Corporativa (Ucel) são
desenvolvidos em três etapas independentes, cada uma fornecendo
informações importantes para a outra: Diagnóstico e Planejamento
de Atividades, Conhecimentos e Tecnologia.
Conclui-se, portanto, que as empresas brasileiras encabeçam de
forma responsável e sustentável programas educacionais em seu plano
de gestão que os colocam em posições igualitárias no mundo
globalizado. [...] “Observa-se que a Ucel tem conseguido bons
resultados na inserção estratégica da educação corporativa na
empresa no planejamento de ações. Como Plano Diretor de Educação
(PDE) e com o fomento de uma cultura de aprendizagem contínua”
(RICARDO, 2006. P. 113)
BIBLIOGRAFIAS:
RICARDO, Eleonora
Jorge, Gestão da Educação Corporativa, Edit. Pearson, 2006, SP.
JUNQUEIRA, E. S.
V.; TAVARES, H. M. Pedagogia Empresarial: uma função técnica ou
ideológica? Disponível em:
http://www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n1/5_Pedagogia_empresarial.pdf>.
Acesso em: 05 de outubro de 2013.
DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista, Ed.
Publifolha, São Paulo, 1999.
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