sexta-feira, 21 de novembro de 2014


NOVA ABORDAGEM NA GESTÃO EDUCACIONAL

Autor: Wagner Passos

A educação tem sido ao longo dos últimos anos a condição essencial para que se obtenha sucesso em vários campos, as dimensões alcançadas pelos modelos organizacionais extrapolam o mercado local e atinge o mercado global com enorme velocidade. Neste foco o sistema de gestão educacional teve que se estruturar para atender a demanda que esse novo paradigma proporciona.

[...] “A educação irá tornar-se o centro da sociedade do conhecimento e a escola será a instituição chave. De que conhecimentos todos devem dispor? O que é “qualidade” em aprende e ensinar? Essas serão as preocupações centrais da sociedade do conhecimento e as principais questões políticas” (DUCKER, 199, p. 200). Neste sentido de busca pela competividade e estratégia mercadológica o sistema educacional teve que ser “reformado para se adequar às novas exigências do capital”

A grande mudança no cotidiano das escolas surgiu com maior intensidade à medida que a educação a distância ganhou força em nosso país, embora este sistema já exista há algum tempo, foi com a introdução de ferramentas multimídias que se alcançou um espaço considerável na sociedade. [...] Os mais novos dados referentes à educação à distância no Brasil, publicados pela Abed (Anuário Brasileiro Estatístico) de Educação aberta e a Distância – Abraead, 2006 (apud, RICARDO, 2007), deixam claro que o setor produtivo brasileiro esta incorporando aprendizagem à distância com corpo e alma, estendendo a funcionários, gerentes executivos, clientes e fornecedores oportunidades para adquirir novos conhecimentos. (idem, 2007). Para atender este processo educacional os recursos que as escolas tiveram que introduzir em sua rotina vai desde softwares educacionais, como docentes treinados para fazer frente a este modelo.

Este processo teve que agregar investimentos em plataformas computacionais que de suporte a esta interação entre professores e alunos, tais como: correio eletrônico, chat, listas de discussão etc.

[...] A aquisição de tecnologia para instituições de ensino superior tornou-se fácil. Muitos softwares educacionais, de variados custos, estão disponíveis no mercado. Nota-se, porém, que a maior dificuldade consiste em determinar critérios válidos para a decisão e a escolha final, devido ao processo de integração dessa escolha com a base de dados já existente e suas interfaces. (RICARDO, 2007, p. 191).


Como ganho real professores, alunos, empresa e sociedade passam a ter melhores condições de sucesso, pois para obtenção de maiores conhecimentos precisam atentar às mudanças tecnológicas e educacionais.


Ferreira (2000, apud RICARDO (2007) [...] “descreve fatores de sucesso para um sistema consistente de educação à distância mediado por computadores:”


  • interatividade: educação a distância com sucesso envolve interatividade entre professores, entre alunos e o ambiente de aprendizagem, e entre os estudantes;
  • aprendizado ativo: como participantes ativos no processo de aprendizado, estudantes afetam a maneira pela qual lidam com o material a ser aprendido. Estudantes devem ter um senso de posse dos objetivos do aprendizado. Eles devem ser tanto prestativos como aptos a receber mensagens instrucionais. O esforço mental que o estudante investirá na tarefa aprendizado depende de sua percepção frente a dois fatos: a pertinência do meio e da mensagem contida no mesmo e sua habilidade em fazer algo significativo fora do material apresentado;
  • imagens retóricas: visuais estimulantes podem distorcer o currículo por meio do desvio de atenção dos estudantes para as características provocativas e de entretenimento da apresentação em vez de encorajar análise interessantes sobre seu significado. Estudantes devem aprender a distinguir qual é a informação de qualidade e qual deve ser desprezada, identificar distorções e sensacionalismo, e distinguir fatos de persuasão;
  • comunicação efetiva: começar os projetos com um conhecimento dos usuários-alvos, e reconhece-los como indivíduos cujos pontos de vistas podem se diferentes. (RICARDO, 2007, p. 185, 186).

Tem neste cenário um maior investimento das universidades que incorporam em seu cotidiano métodos de educação focado na Educação a Distância, as empresas por sua vez iniciaram o processo de Universidades Corporativas com o intento de levar conhecimento aos seus funcionários com objetivo de ter equipes melhores preparadas para a competividade de mercado.

Surge no mercado oportunidade de cursos prontos [...] Existem no mercado inúmeros cursos já desenvolvidos no formato de e-learning, chamados de cursos de prateleira. Esses cursos abordam conhecimentos de domínio publico que podem ser adquiridos por qualquer empresa, desde que entenda que o material em questão possa contribuir com o desenvolvimento de seus funcionários. (RICARDO, 2007, P 130).



BIBLIOGRAFIAS:



ARAÚJO, S.; CASTRO, A. M. D. A. Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático?. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 81-106, jan./mar. 2011. Disponível em: <http:// www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n70/v19n70a06.pdf>. Acesso em: 28 out. 2013


DRUCKER, Peter, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças, Ed. Pioneira, 1999, SP


RICARDO, Eleonora, Jorge, Educação Corporativa, Cases, Reflexões e ações em Educação corporativa, Ed. Pearson, 2007, 2007.


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