A
BUSCA DA VERDADE É O QUE DA SENTIDO AO HOMEM?
A verdade leva o homem a dar sentido à vida, pois é através da
busca incessante da verdade que o homem atinge seus objetivos para
viver em conformidade com seus pensamentos, e criar uma sociedade com
valores justos, sem o estigma da ignorância que é que nos impede de
buscarmos a verdade.
Desde
a Grécia antiga Sócrates indagava pelas ruas da cidade sobre em que
as pessoas acreditavam para que através desses questionamentos
saíssem da ignorância e fossem em busca da verdade.
Descartes
em Meditações questiona os ensinamentos recebidos;
[...]”
Há algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos,
recebera muitas falsa opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que
depois fundei em princípios tão assegurados não podia ser senão
mui duvidosos e incerto; de modo que era necessário tentar
seriamente, uma vez em minha vida, desfazer de todas as opiniões a
que até então dera crédito e começar tudo novamente desde os
fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e constante nas
ciências” Esses questionamentos partem em busca da verdade. Em
Discurso do Método temos o questionamento [...] “desde então, não
aceitar nenhum desses conhecimentos, a menos que pudesse provar
racionalmente que eram certos e dignos de confiança”
A
única verdade era “Penso, Logo existo”, pois se duvidando do que
estou pensando continuava pensando admitindo que duvidar é uma
maneira de pensar, colocando a verdade como sendo o alicerce para
conhecimentos futuros (CHAUI).
Partindo
desse principio de colocar a verdade como alicerce para novos
conhecimentos vemos que só é possível construirmos o edifício
partindo de um alicerce sólido e verdadeiro. Na busca da verdade
tanto Sócrates como Descartes usando métodos diferenciados
desconfiam de suas próprias idéias, ou seja, desconfiam do
dogmatismo.
Na
sociedade em que vivemos, ou seja, na sociedade atual percebemos que
é muito difícil o desejo da busca da verdade porque o bombardeio
diário que ocorre através da mídia, seja escrita, falada ou
televisiva fazem com que as pessoas acreditem que estão recebendo
informações verdadeiras e confiáveis quando nos colocam em sua
grade informativa assuntos ligados a política, a filosofia, as
artes. A ciência fornecem as imagens como se fossem verdades
inquestionáveis coincidindo diretamente com o dogmatismo,
acreditamos simplesmente sem termos a percepção de verificarmos se
são verdadeiras ou não, para (CHAUI, PG 113) [...] “Bastaria que
durante uma semana, lesse de manhã quatro jornais diferentes,
ouvisse três noticiários de rádio diferentes; a tarde frequentasse
duas escolas diferentes, onde os mesmos cursos estariam sendo
ministrados; e a noite visse os noticiários de quatro canais
deferentes de televisão, para que comparando todas as informações
recebidas, descobrissem que elas “não batem” uma com as outras,
que há vários “mundos” e várias “sociedades” diferentes,
dependendo da fonte de informação”
Essas
experiências causaria dúvidas e incertezas, porém, as pessoas não
fazem essa verificação por esse motivo não percebem que não estão
recebendo tais informações, as pessoas sentem se confortavelmente
seguras com as mensagens recebidas, e passam a ter essas informações
como verdade.
Cito
as modalidades onde nos colocam comentários sobre a verdade;
- Relativismo – Não há verdade absoluta, universalmente válida. Toda verdade é relativa e tem apenas uma verdade limitada
- Subjetivismo – Não há verdade absoluta, universalmente válida. Toda verdade é subjetiva, isto é, válida apenas para o sujeito que conhece e julga. O que é verdadeiro para uns pode ser falso para outros.
- Probabilismo – O pensamento não pode ter acesso à verdade propriamente dita, mas somente as proposições apresentando um grau mais ou menos elevado de probabilidade ou de credibilidade.
- Ficcionalismo – A verdade é o erro mais adequado
- Pragmatismo – Tudo que é útil e eficaz é verdadeiro.
Penso que só a
verdade pode conduzir o homem para a certeza de algo concreto, nas
várias modalidades. Pode se concluir que existem vários conceitos
sobre a verdade, onde cada um tem sua razão de veracidade no
contexto analisado, particularmente penso que a que mais se aproxima
da realidade em que vivo tem uma afinidade muito ligada ao
pragmatismo, onde na ótica de W. James o pragmatismo era um “método
para a verdade” onde tem a proposta de superar as divergências
entre o racionalismo e o empirismo.
BIBLIOGRAFIAS:
- CHAUI, Marilena, Convite a Filosofia,
Ed. Ática, SP, 2000.
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