domingo, 23 de abril de 2017

PRÁTICA EDUCACIONAL VOLTADA AO MUNDO CORPORATIVO

As novas tecnologias ocorridas no cenário mundial provocaram mudanças significativas no perfil educacional, levando ao publico interessado alternativas de estudos até então não tão bem elaborados como o que ocorreram nos últimos anos. Levando em consideração que enquanto os cursos a distancia do passado tinham complicadores para chegar à casa dos educandos, pois o único meio de transmissão era através dos cursos por correspondência, com o advento das mídias atuais este modelos chegam online.
Os cursos à distância trouxeram um modo educacional mais eficaz proporcionando uma mudança sem precedentes no campo das instituições de ensino e porque não dizer também no comportamento do educando.
A literatura que pode auxiliar o profissional de educação a desenvolver suas propostas deve estar acompanhada de como vencer os novos desafios surgidos com a nova condição mercadológica.
Para ( DRUCKER, 1999) [...] “O primeiro impacto da nova tecnologia de aprendizado será sobre a educação universal. Através dos tempos as escolas, em sua maioria, gastaram tempos intermináveis tentando ensinar coisas que eram mais bem aprendidas do que ensinadas, isto é, coisas que são aprendidas de forma comportamental e por meio de exercícios, repetição e feedback. Pertencem a essa categoria todas as matérias ensinadas no primeiro grau, mas também muitas daquelas ensinadas em estágios posteriores do processo educacional. Elas podem ser mais bem aprendidas por meio de programas de computadores. O professor motiva, dirige, incentiva. Na verdade, ele passa a ser um líder e um recurso”.
As formas que levam a aplicabilidade de novos conceitos educacionais aos ambientes corporativos devem levar os educandos do futuro às praticas empresarias focadas no mundo corporativo.
(JUNQUEIRA, TAVARES, 2009) diz que:
[...] As novas exigências causam insegurança ao profissional que se vê obrigado a apresentar resultados positivos, sem que sua condição de trabalho e remuneração seja compensada. Por causa da precarização do trabalho docente nas escolas públicas, mais e mais pedagogos vem procurando as organizações para oferecer seus serviços. As empresas vêm adotando uma preparação interna de seus funcionários para ocupar determinadas funções de liderança e para isso os treinamentos se fundamentam em conceitos como o empirismo e o tecnicismo, a junção desses dois conceitos tanto o saber fazer como a experiência em fazer devem ser combinadas e potencializadas.
Segundo Peter Drucker, 1999 “a escola é a instituição onde se aprende e o trabalho onde se trabalha” o que pode se ver é que com o passar do tempo e com as necessidades impostas pelo mundo globalizado. [...] “A escola será, cada vez mais o lugar onde adultos continuam a aprender, mesmo que trabalhem em tempo integral. Eles voltarão à escola pra um seminário de três dias, para um curso de fim de semana, para um programa intensivo de três semanas ou para frequentar cursos duas noites por semana, durante vários anos, até obter seu diploma”.
Na busca de novas alternativas de mudança de paradigmas os educadores devem procurar meios de se adaptar aos novos métodos de ensino educando seus alunos para busca do sucesso empresarial e pessoal.
Muitos fatores contribuíram com as mudanças neste cenário, porém a rapidez da informação contribuiu largamente com o desenvolvimento cultural [...] Com a emergente Sociedade da Informação e da “Sociedade em Rede” novos espaços de aprendizagem vêm se estabelecendo a partir do acesso e do uso criativo das tecnologias de informação e comunicação, novas relações com o saber vêm se instituindo num processo hibrido entre humanos e técnicos tecendo teias complexas de relacionamentos e aprendizagem”. (RICARDO, 2007, p. 158).
Evidencia-se neste contexto a importância dos cursos e treinamentos que se têm oportunidade de acesso em várias áreas do saber proporcionada pelo ensino a distância [...] “a modalidade a distância se caracteriza como uma modalidade de educação que promove situações de aprendizagem em que professores e estudantes não compartilham os mesmos espaço e tempos curriculares, comuns nas situações de aprendizagem presencial” (idem, p.160).
As instituições de ensino bem como o pedagogo empresarial deve focar seus esforços no sentido de aprimorar seus conhecimentos, [...] O sucesso ou fracasso de um empreendimento educacional depende, dentre outros fatores, dos modelos adotados pela organização. Nas praticas do EAD esse processo não é diferente e exige do gestor e sua equipe posturas colaborativas e interdisciplinares capazes de agir com liderança e inovação. Visto que a capacidade de inovar é competência fundamental para que as pessoas e organizações sejam competitivas nos contextos formativos e profissionais na Sociedade da Informação” (idem, 2007, p.165).
O pedagogo empresarial deve possuir vasto conhecimento de métodos gerais sem negligenciar as novas técnicas didáticas desenvolvidas nos últimos anos, ou seja, apropriar de conhecimentos tecnológicos tais como; internet, técnica de ensino a distância e demais métodos que invadiram o campo do saber nas ultimas décadas. O docente deve estar em contínuo desenvolvimento de técnicas e métodos pedagógicos que o levem a prática e um ensino dinâmico e eficaz, deve possuir conhecimentos abrangentes e aplica-los de modo que o aluno possa desenvolver um processo de aprendizado centrado nos objetivos propostos através de conhecimentos que foram construídos ao longo da historia como é colocado na abordagem sociocultural. [...] O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar as capacidade critica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educando a rigorosidade metódica com que deve se “aproximar” os objetos cognoscíveis. (FREIRE, 2002)
Conclui-se que o processo inovador será uma constante com o decorrer dos próximos anos, o mundo corporativo seja ele no mundo dos negócios, culturais, educacionais estarão mais voltados para o uso contínuo dos meios de comunicação, onde a internet será cada vez mais explorada e servirá de base para a divulgação e propagação cultural.
Os métodos educacionais tomaram forma mais pragmática e neste sentido as universidades estão se atualizando e buscando novos métodos de transmissão de conhecimentos e esses formatos estão sendo exploradas através do mundo midiático, principalmente da internet e das redes sócias. O avanço que a ciência tecnológica proporcionou ao longo das ultimas décadas tem proporcionando ao avanço educacional que revoluciona o conceito de ensino e aprendizagem.
A grande mudança no cotidiano das escolas surgiu com maior intensidade à medida que a educação a distância ganhou força em nosso país, embora este sistema já exista há algum tempo, foi com a introdução de ferramentas multimídias que se alcançou um espaço considerável na sociedade. [...] Os mais novos dados referentes à educação à distância no Brasil, publicados pela Abed (Anuário Brasileiro Estatístico) de Educação aberta e a Distância – Abraead, 2006 (apud, RICARDO, 2007), deixam claro que o setor produtivo brasileiro esta incorporando aprendizagem à distância com corpo e alma, estendendo a funcionários, gerentes executivos, clientes e fornecedores oportunidades para adquirir novos conhecimentos. (idem, 2007). Para atender este processo educacional os recursos que as escolas tiveram que introduzir em sua rotina vai desde softwares educacionais, como docentes treinados para fazer frente a este modelo.
Este processo teve que agregar investimentos em plataformas computacionais que de suporte a esta interação entre professores e alunos, tais como: correio eletrônico, chat, listas de discussão etc.
[...] A aquisição de tecnologia para instituições de ensino superior tornou-se fácil. Muitos softwares educacionais, de variados custos, estão disponíveis no mercado. Nota-se, porém, que a maior dificuldade consiste em determinar critérios válidos para a decisão e a escolha final, devido ao processo de integração dessa escolha com a base de dados já existente e suas interfaces. (RICARDO, 2007, p. 191).
interatividade: educação a distância com sucesso envolve interatividade entre professores, entre alunos e o ambiente de aprendizagem, e entre os estudantes;
Aprendizado ativo: como participantes ativos no processo de aprendizado, estudantes afetam a maneira pela qual lidam com o material a ser aprendido. Estudantes devem ter um senso de posse dos objetivos do aprendizado. Eles devem ser tanto prestativos como aptos a receber mensagens instrucionais. O esforço mental que o estudante investirá na tarefa aprendizado depende de sua percepção frente a dois fatos: a pertinência do meio e da mensagem contida no mesmo e sua habilidade em fazer algo significativo fora do material apresentado;
Imagens retóricas: visuais estimulantes podem distorcer o currículo por meio do desvio de atenção dos estudantes para as características provocativas e de entretenimento da apresentação em vez de encorajar análise interessantes sobre seu significado. Estudantes devem aprender a distinguir qual é a informação de qualidade e qual deve ser desprezada, identificar distorções e sensacionalismo, e distinguir fatos de persuasão;
Comunicação efetiva: começar os projetos com um conhecimento dos usuários-alvos, e reconhece-los como indivíduos cujos pontos de vistas podem ser diferentes. (RICARDO, 2007, p. 185, 186).
Neste cenário um maior investimento das universidades que incorporam em seu cotidiano métodos de educação focado na Educação a Distância, as empresas por sua vez iniciaram o processo de Universidades Corporativas com o intento de levar conhecimento aos seus funcionários com objetivo de ter equipes melhores preparadas para a competividade de mercado.
Surge no mercado oportunidade de cursos prontos [...] Existem no mercado inúmeros cursos já desenvolvidos no formato de e-learning, chamados de cursos de prateleira. Esses cursos abordam conhecimentos de domínio publico que podem ser adquiridos por qualquer empresa, desde que entenda que o material em questão possa contribuir com o desenvolvimento de seus funcionários. (RICARDO, 2007, P 130).

BIBLIOGRAFIAS:

RICARDO, Eleonora, Jorge, Educação Corporativa, cases, reflexões e ações em educação a distância, Ed. Pearson, São Paulo, 2007.
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa, Ed. Paz e Terra, 2002, RJ, Ed 25ª.
SCHMIDT, Eric, COHEN, Jared, A Nova Era Digital, Como será o futuro das pessoas e dos negócios, Ed. Intrínseca, Rio de Janeiro, RJ, 2013
DRUCKER, Peter, Sociedade pós-capitalista, Ed. Publifolha, , São Paulo, 1999. “Principalmente os capítulos 11 “A Escola Responsável, 12 “ A Pessoa Intruída”.
JUNQUEIRA, E. S. V.; TAVARES, H. M. Pedagogia Empresarial: uma função técnica ou ideológica? Disponível em: http://www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n1/5_Pedagogia_empresarial.pdf>. Acesso em: 24 ago. de 2013
ARAÚJO, S.; CASTRO, A. M. D. A. Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático?. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 81-106, jan./mar. 2011. Disponível em: <http:// www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n70/v19n70a06.pdf>. Acesso em: 28 out. 2013

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