As novas tecnologias ocorridas no cenário mundial provocaram mudanças significativas no perfil educacional,
levando ao publico interessado alternativas de estudos até então
não tão bem elaborados como o que ocorreram nos últimos anos.
Levando em consideração que enquanto os cursos a distancia do
passado tinham complicadores para chegar à casa dos educandos, pois
o único meio de transmissão era através dos cursos por
correspondência, com o advento das mídias atuais este modelos
chegam online.
Os cursos à distância trouxeram um modo
educacional mais eficaz proporcionando uma mudança sem precedentes
no campo das instituições de ensino e porque não dizer também no
comportamento do educando.
A literatura que pode auxiliar o profissional
de educação a desenvolver suas propostas deve estar acompanhada de
como vencer os novos desafios surgidos com a nova condição
mercadológica.
Para ( DRUCKER, 1999) [...] “O
primeiro impacto da nova tecnologia de aprendizado será sobre a
educação universal. Através dos tempos as escolas, em sua maioria,
gastaram tempos intermináveis tentando ensinar coisas que eram mais
bem aprendidas
do que ensinadas, isto é, coisas que são aprendidas de forma
comportamental e por meio de exercícios, repetição e feedback.
Pertencem a essa categoria todas as matérias ensinadas no primeiro
grau, mas também muitas daquelas ensinadas em estágios posteriores
do processo educacional. Elas podem ser mais bem aprendidas por meio
de programas de computadores. O professor motiva, dirige, incentiva.
Na verdade, ele passa a ser um líder e um recurso”.
As formas que levam a aplicabilidade de novos
conceitos educacionais aos ambientes corporativos devem levar os
educandos do futuro às praticas empresarias focadas no mundo
corporativo.
(JUNQUEIRA, TAVARES, 2009) diz
que:
[...] As novas exigências causam
insegurança ao profissional que se vê obrigado a apresentar
resultados positivos, sem que sua condição de trabalho e
remuneração seja compensada. Por causa da precarização do
trabalho docente nas escolas públicas, mais e mais pedagogos vem
procurando as organizações para oferecer seus serviços. As
empresas vêm adotando uma preparação interna de seus funcionários
para ocupar determinadas funções de liderança e para isso os
treinamentos se fundamentam em conceitos como o empirismo e o
tecnicismo, a junção desses dois conceitos tanto o saber fazer como
a experiência em fazer devem ser combinadas e potencializadas.
Segundo Peter Drucker, 1999 “a escola é a
instituição onde se aprende e o trabalho onde se trabalha” o que
pode se ver é que com o passar do tempo e com as necessidades
impostas pelo mundo globalizado. [...] “A escola será, cada vez
mais o lugar onde adultos continuam a aprender, mesmo que trabalhem
em tempo integral. Eles voltarão à escola pra um seminário de três
dias, para um curso de fim de semana, para um programa intensivo de
três semanas ou para frequentar cursos duas noites por semana,
durante vários anos, até obter seu diploma”.
Na busca de novas alternativas de mudança de
paradigmas os educadores devem procurar meios de se adaptar aos novos
métodos de ensino educando seus alunos para busca do sucesso
empresarial e pessoal.
Muitos
fatores contribuíram com as mudanças neste cenário, porém a
rapidez da informação contribuiu largamente com o desenvolvimento
cultural [...] Com a emergente Sociedade da Informação e da
“Sociedade em Rede” novos espaços de aprendizagem vêm se
estabelecendo a partir do acesso e do uso criativo das tecnologias de
informação e comunicação, novas relações com o saber vêm se
instituindo num processo hibrido entre humanos e técnicos tecendo
teias complexas de relacionamentos e aprendizagem”. (RICARDO, 2007,
p. 158).
Evidencia-se
neste contexto a importância dos cursos e treinamentos que se têm
oportunidade de acesso em várias áreas do saber proporcionada pelo
ensino a distância [...] “a modalidade a distância se caracteriza
como uma modalidade de educação que promove situações de
aprendizagem em que professores e estudantes não compartilham os
mesmos espaço e tempos curriculares, comuns nas situações de
aprendizagem presencial” (idem, p.160).
As
instituições de ensino bem como o pedagogo empresarial deve focar
seus esforços no sentido de aprimorar seus conhecimentos, [...] O
sucesso ou fracasso de um empreendimento educacional depende, dentre
outros fatores, dos modelos adotados pela organização. Nas praticas
do EAD esse processo não é diferente e exige do gestor e sua equipe
posturas colaborativas e interdisciplinares capazes de agir com
liderança e inovação. Visto que a capacidade de inovar é
competência fundamental para que as pessoas e organizações sejam
competitivas nos contextos formativos e profissionais na Sociedade da
Informação” (idem, 2007, p.165).
O pedagogo empresarial deve possuir vasto
conhecimento de métodos gerais sem negligenciar as novas técnicas
didáticas desenvolvidas nos últimos anos, ou seja, apropriar de
conhecimentos tecnológicos tais como; internet, técnica de ensino a
distância e demais métodos que invadiram o campo do saber nas
ultimas décadas. O docente deve estar em contínuo desenvolvimento
de técnicas e métodos pedagógicos que o levem a prática e um
ensino dinâmico e eficaz, deve possuir conhecimentos abrangentes e
aplica-los de modo que o aluno possa desenvolver um processo de
aprendizado centrado nos objetivos propostos através de
conhecimentos que foram construídos ao longo da historia como é
colocado na abordagem sociocultural. [...] O educador democrático
não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar as
capacidade critica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.
Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educando a
rigorosidade metódica com que deve se “aproximar” os objetos
cognoscíveis. (FREIRE, 2002)
Conclui-se que o processo inovador será uma
constante com o decorrer dos próximos anos, o mundo corporativo seja
ele no mundo dos negócios, culturais, educacionais estarão mais
voltados para o uso contínuo dos meios de comunicação, onde a
internet será cada vez mais explorada e servirá de base para a
divulgação e propagação cultural.
Os métodos educacionais tomaram forma mais
pragmática e neste sentido as universidades estão se atualizando e
buscando novos métodos de transmissão de conhecimentos e esses
formatos estão sendo exploradas através do mundo midiático,
principalmente da internet e das redes sócias. O avanço que a
ciência tecnológica proporcionou ao longo das ultimas décadas tem
proporcionando ao avanço educacional que revoluciona o conceito de
ensino e aprendizagem.
A grande mudança no cotidiano das
escolas surgiu com maior intensidade à medida que a educação a
distância ganhou força em nosso país, embora este sistema já
exista há algum tempo, foi com a introdução de ferramentas
multimídias que se alcançou um espaço considerável na sociedade.
[...] Os mais novos dados referentes à educação à distância no
Brasil, publicados pela Abed (Anuário Brasileiro Estatístico) de
Educação aberta e a Distância – Abraead, 2006 (apud, RICARDO,
2007), deixam claro que o setor produtivo brasileiro esta
incorporando aprendizagem à distância com corpo e alma, estendendo
a funcionários, gerentes executivos, clientes e fornecedores
oportunidades para adquirir novos conhecimentos. (idem, 2007). Para
atender este processo educacional os recursos que as escolas tiveram
que introduzir em sua rotina vai desde softwares educacionais, como
docentes treinados para fazer frente a este modelo.
Este
processo teve que agregar investimentos em plataformas computacionais
que de suporte a esta interação entre professores e alunos, tais
como: correio eletrônico, chat, listas de discussão etc.
[...]
A aquisição de tecnologia para instituições de ensino superior
tornou-se fácil. Muitos softwares educacionais, de variados custos,
estão disponíveis no mercado. Nota-se, porém, que a maior
dificuldade consiste em determinar critérios válidos para a decisão
e a escolha final, devido ao processo de integração dessa escolha
com a base de dados já existente e suas interfaces. (RICARDO, 2007,
p. 191).
interatividade:
educação a distância com sucesso envolve interatividade entre
professores, entre alunos e o ambiente de aprendizagem, e entre os
estudantes;
Aprendizado
ativo: como participantes ativos no processo de aprendizado,
estudantes afetam a maneira pela qual lidam com o material a ser
aprendido. Estudantes devem ter um senso de posse dos objetivos do
aprendizado. Eles devem ser tanto prestativos como aptos a receber
mensagens instrucionais. O esforço mental que o estudante investirá
na tarefa aprendizado depende de sua percepção frente a dois fatos:
a pertinência do meio e da mensagem contida no mesmo e sua
habilidade em fazer algo significativo fora do material apresentado;
Imagens
retóricas: visuais estimulantes podem distorcer o currículo por
meio do desvio de atenção dos estudantes para as características
provocativas e de entretenimento da apresentação em vez de
encorajar análise interessantes sobre seu significado. Estudantes
devem aprender a distinguir qual é a informação de qualidade e
qual deve ser desprezada, identificar distorções e sensacionalismo,
e distinguir fatos de persuasão;
Comunicação
efetiva: começar os projetos com um conhecimento dos usuários-alvos,
e reconhece-los como indivíduos cujos pontos de vistas podem ser
diferentes. (RICARDO, 2007, p. 185, 186).
Neste cenário um maior
investimento das universidades que incorporam em seu cotidiano
métodos de educação focado na Educação a Distância, as empresas
por sua vez iniciaram o processo de Universidades Corporativas com o
intento de levar conhecimento aos seus funcionários com objetivo de
ter equipes melhores preparadas para a competividade de mercado.
Surge no mercado oportunidade de
cursos prontos [...] Existem no mercado inúmeros cursos já
desenvolvidos no formato de e-learning, chamados de cursos de
prateleira. Esses cursos abordam conhecimentos de domínio publico
que podem ser adquiridos por qualquer empresa, desde que entenda que
o material em questão possa contribuir com o desenvolvimento de seus
funcionários. (RICARDO, 2007, P 130).
BIBLIOGRAFIAS:
RICARDO, Eleonora, Jorge, Educação
Corporativa, cases, reflexões e ações em educação a distância,
Ed. Pearson, São Paulo, 2007.
FREIRE,
Paulo, Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática
Educativa, Ed. Paz e Terra, 2002, RJ, Ed 25ª.
SCHMIDT, Eric, COHEN, Jared, A Nova Era
Digital, Como será o futuro das pessoas e dos negócios, Ed.
Intrínseca, Rio de Janeiro, RJ, 2013
DRUCKER, Peter, Sociedade pós-capitalista, Ed.
Publifolha, , São Paulo, 1999. “Principalmente os capítulos 11 “A
Escola Responsável, 12 “ A Pessoa Intruída”.
JUNQUEIRA, E. S. V.; TAVARES, H. M. Pedagogia
Empresarial: uma função técnica ou ideológica? Disponível em:
http://www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n1/5_Pedagogia_empresarial.pdf>.
Acesso em: 24 ago. de 2013
ARAÚJO,
S.; CASTRO, A. M. D. A. Gestão educativa gerencial:
superação do modelo burocrático?.
Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p.
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www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n70/v19n70a06.pdf>. Acesso em: 28 out.
2013
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